top of page
Buscar
  • Foto do escritorJota Leme

O que me trouxe até aqui - Uma breve história de Jota Leme -


Vou contar aqui de forma resumida minha história desde o meu Nascimento até onde eu estou hoje.

Tudo começa na cidade de Ilha Solteira interior de São Paulo divisa com Mato Grosso do Sul no dia 6/04/1976 meu nascimento. Foi uma infância bacana numa cidadezinha pequena, planejada pela CESP – Companhia Energética de São Paulo, onde foi construída a barragem hidrelétrica de Ilha Solteira no Rio Paraná na divisa com a cidade de Selvíria – MS onde meu pai trabalhava.


Uma família simples com 4 filhos onde eu sou o caçula, uma infância de liberdade, já que a cidadezinha era pequena e basicamente formada pelos trabalhadores da CESP, e lá moramos até 1985 quando fomos para São José do Rio Preto na perspectiva de uma cidade maior, com mais recursos e oportunidades e meu pai queria ser transferido pra lá, mas, não aconteceu como esperado, ficamos 2 anos na nova cidade e meu pai trabalhando em outra, e só então conseguiu ser transferido para uma cidade chamada Votuporanga (perto de S.J. Rio Preto) fomos já em 1987, onde tive o final da minha infância e fiquei toda minha adolescência, foi uma época muito legal, pratiquei muito esporte, joguei vôlei, futebol, futebol de salão, tinha uma vida social agitada, pois era muito conhecido na cidade, já que eu jogava no time de vôlei da principal escola e jogava também no principal time de vôlei da cidade, do Votuporanga clube


Meu pai tinha um certo problema, era alcoólatra, e em Votuporanga ele conseguiu superar essa dependência química mas, por inúmeras passagens constrangedoras na cidade, ele decidiu que era hora de novos ares, então fomos pra Atibaia, perto da capital paulista, nessa época eu já tinha 17/18 anos, foi um pouco duro pra mim, tive que deixar todos os meus amigos e ir pra um lugar onde eu não conhecia ninguém, mas era uma cidade linda, muitos morros, clima agradável (nada comparado aos 40 e poucos graus de Votuporanga e São José do Rio Preto), cidade muito antiga, mais de 400 anos, e lá conheci muitas pessoas legais, e é aí que a minha vida começa de fato, deixando de ser um adolescente e começando a ver o mundo com outras perspectivas. Me alistei no serviço militar, e em 1995 fui servir o exército em Campinas, onde fiquei um ano no serviço militar obrigatório, tive a oportunidade de conhecer uma cidade grande com jeito de interior, um povo hospitaleiro, e onde vivi vários desafios também, no exército, que aprendi muita coisa que levo pra minha vida toda.


Quando o serviço militar foi concluído, meus pais já não moravam mais em Atibaia, eles haviam voltado pra São José do Rio Preto e, como eu não tinha nenhum trabalho e nenhuma experiência de vida resolvi voltar a morar com eles, o ano era 1997 e São José do Rio Preto é uma cidade muito diferente de onde eu estava, tudo diferente do que Campinas e Atibaia, mas foi ali que aprendi mais. Comecei a trabalhar com artes gráficas, fui designer gráfico, produtor gráfico, cheguei até ser sócio de uma agência de publicidade! Em 97 também conheci a minha esposa, minha amada Silvânia ou simplesmente Sil e com ela formei uma família linda com 2 enteados e 2 filhos maravilhosos. Até que eu na área da publicidade, com uma agência, e Sil no varejo, com sua loja, quebramos!


2006 – Um novo começo


Quebrados em São José do Rio Preto, tivemos uma proposta de meu cunhado para virmos para Brasília recomeçar a nossa vida. Ele nos deu a oportunidade de morar um tempo com ele (e família, claro) e assim começa essa nova história, aqui em Brasília, capital do Brasil.

Já na primeira semana aqui um senhor bem velhinho me disse: “filho você está na capital do seu país! Se você não conseguir se alavancar aqui onde mais você vai conseguir? Todas as oportunidades estão aqui!” e eu acreditei nisso, já no começo do segundo mês em que estávamos aqui Sil começou a trabalhar nas franquias Arezzo e eu comecei a trabalhar como vendedor externo de uma empresa de publicidade para políticos!



Imagine, em 2006 não havia smartphone, não havia GPS, eu não conhecia nada do Distrito

Federal. Este de fato foi meu primeiro desafio!!! E consegui superar! Tenho uma vontade louca de vencer, então cada desafio proposto é um desafio superado na minha vida, e aqui em Brasília, fiz um montão de coisas também: trabalhei além das vendas, voltei para minha área de produção gráfica e fui trabalhar em uma empresa de arte final e pré-impressão, trabalhei como revisor gráfico numa gráfica de grande porte, fui até vender cachorro-quente na rua na frente do Liberty Mall durante um ano!!! E ainda fui motorista de UBER!!!!!!! Parado, vendo a banda passar, eu não fico!!!!!!!!!!


E não fiquei parado nos estudos, fiz a faculdade de Gestão Pública na UDF e lá eu conheci o Coaching através do meu professor Henrique Santana, que me apresentou essa ferramenta fantástica (apresentou para todos os alunos na realidade... hehehe). Sil tinha muitos desafios na época, foi convidada (ou convocada!) para abrir e gerenciar a primeira loja Schutz no DF e queria crescer mais dentro da gestão de varejo e, numa conversa eu apresentei o coaching a ela que me disse: “vamos fazer essa parada, que vai ser muito legal para nós 2!” e assim fizemos.


O ano já era 2011 onde nós fizemos a nossa primeira (das 5) formação em coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching, e no segundo dia do meu primeiro treinamento olhei pra ela e falei: “é isso que eu quero fazer da minha vida! Lidar com pessoas, fazer as pessoas superar os desafios que elas têm, fazê-las grandes.” E assim, desde aquele momento, eu venho fazendo, e quanto mais eu estudo sobre o coaching, quanto mais eu me aprofundo, mais eu me apaixono pelo ser humano e pela capacidade que tem de transpor obstáculos.

Depois de concluir a formação em Coaching (hoje sou Master Coach), fiz mais alguns treinamentos de aprofundamento dentro da área, estudei alguns livros e descobri um outro treinamento: Treinador Comportamental pelo IFT do mestre Massaru Ogata. Para se ter uma ideia como foi (e é!) intensa essa minha ligação com as pessoas através do coaching que no mesmo ano de 2011 nós (eu, Sil e mais 4 iluminados que em seguida nos deixaram) abrimos a nossa empresa: Conecte Performance Coaching e Treinamentos, e desde então venho atuando como Coach e Treinador Comportamental aqui em Brasília, superando desafios diários, estudando muito (hoje fazendo MBA em Gestão de Pessoas: Liderança Carreira e Coaching) e conquistado o resultado.


Já atuava como Coach há 1 ano e fui convidado a fazer minha primeira palestra, na UnB!!! Foi no dia 06 de novembro de 2012, foi muito desafiador, nunca havia feito uma palestra antes, falei sobre gerações, fiquei muito nervoso, mas, FIZ!!!

Acredito que chave que girei par me tornar Master Coach e Treinador Comportamental foi acreditar em mim, estudar, buscar informação e fazer aquilo que me proponho. Outras pessoas viam e acreditavam em meu potencial antes de mim mesmo!!!! A partir do momento que passei pelo processo, ampliei (expandi) minha visão, olhei minha própria história, percebi o quanto posso ser útil para as pessoas, o quanto de resultado diferente as empresas podem ter com meu trabalho.


E assim continuo minha jornada, há 9 anos atuando como Coach e Treinador, já treinei diversas equipes de empresas, muitos processos de coaching executivo tanto para empresas quanto para profissionais que me procuram para aprimorar suas carreiras, alavancar resultados, atingir objetivos. E vou continuar, com foco, me aprimorando, trabalhando em busca do meu melhor sempre, com humildade e humanidade para ajudar cada vez mais pessoas e a impactar positivamente a todos que cruzam meu caminho.


Foco nas pessoas, questiono, provoco reflexões, provoco ações não somente com técnicas e ferramentas, mas com paixão pelo ser humano. Ver as pessoas felizes me move, vê-las conquistar aquilo que desejam me enchem de prazer.


Meu diferencial? Humanidade, foco e busca constante de conhecimento (e autoconhecimento)

Minha Missão? Tornar Possível!

Meu Propósito? Evolução

Uma boa frase:

“Se não puder voar, corra. Se não puder correr, ande. Se não puder andar, rasteje, mas continue em frente de qualquer jeito.”

Martin Luther King


Muito obrigado!

Jota Leme

30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page